Matriz de Decisão
A Matriz de Decisão é uma ferramenta importantíssima no APOIO a decisão dos gestores e que permite uma análise que considera todos os aspectos relevantes. Esta ferramenta lhe dá números exatos que fará você saber se é a hora certa de promover, treinar ou demitir um funcionário.
A partir da avaliação, o gestor pode ter uma atitude mais assertiva com sua equipe, decidindo se um profissional em específico deve ser reconhecido, promovido, receber treinamento emocional e técnico, ou até ser demitido. Entre os fatores técnicos, quesitos como atingir objetivos, priorizar atividades e evoluir com feedback. Nos fatores emocionais estão sendo avaliados pontos como autoconfiança, iniciativa, credibilidade e gerenciamento de conflitos.
Competências Técnicas
As competências técnicas podem ser entendidas como o conhecimento que o profissional adquire por meio de estudos, ou seja, trata-se de habilidades aprendidas em cursos, faculdades, palestras, workshops, pós-graduações, livros e demais fontes. Alguns exemplos de competências técnicas são:
Domínio de um idioma
Habilidade de escrita
Graduações
Conhecimentos em softwares
Experiência na função
Certificações

Competências Comportamentais
Estão mais ligadas ao modo que o profissional desempenha suas funções e sua forma de se relacionar e interagir com colegas e líderes dentro da organização. Esse tipo de competência costuma ser desenvolvido por meio de experiências pessoais e profissionais. Alguns exemplos de competências comportamentais são:
Flexibilidade
Proatividade
Resiliência
Empatia
Boa comunicação
Criatividade;
Planejamento.
